3 filmes para assistir antes do jantar - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

3 filmes para assistir antes do jantar

by - outubro 11, 2019


Ok, talvez não exatamente antes do jantar - eles dão uma fome danada. Mas vale assistir quando precisar de inspiração para cozinhar e quiser se sentir um verdadeiro chef na cozinha.
Um efeito semelhante ao que programas como o MasterChef costumam provocar.
Estes são filmes divertidos, gostosos (em todos os sentidos) e que te dão água na boca com tantas cores, sabores e movimentações. Sim!, é como se eles tivessem acesso a uma máquina especial que nos faz sentir todas essas sensações direto do sofá de casa. Como um cachorro diante de um frango na padaria, eu diria.
Garanto ainda que até a mais desastrada de todas as cozinheiras (eu) pode sentir um louco desejo súbito de recriar os pratos (às vezes) complexos preparados durante as cenas. Segure firme!

Julie & Julia


O filme mais recente que eu assisti e a minha inspiração para este post.
Julie & Julia é a história de duas mulheres. A primeira, Julie Powell, é uma funcionária pública no início dos anos 2000; a segunda, Julia Child, uma cozinheira  renomada que atingiu o ápice do prestígio ao lançar o livro Mastering The Art of French Cooking, em 1961.
Inspirada pela obra-prima de Child, Julie decide se aventurar a cozinhar as 524 receitas ensinadas no livro e documenta a experiência toda em um blog (já me conquistou aqui ♡).
Sim, é uma história real. Ou melhor, são duas histórias reais. E o filme por si só, é muito divertido e sensível.
Não dá pra negar que o seu ponto alto é o retrato reconfortante da cozinha como um refúgio, tanto para Julie quando para Julia. É nela que elas encontram propósito, em meio a uma vida instável e nem sempre perfeita.
Além do mais, tem tudo o que amamos em programas de culinária: o amor pela cozinha, pratos fotogênicos e arrebatadores, os bastidores das receitas, alguns truques e, é claro, a musa Meryl Streep interpretando uma Julia Child carismática e encantadora.
“Comer. É o que gosto de fazer.”
♡ Ah, a trilha sonora é outra lindeza: se atentem para a precisão da entrada de Time After Time na última cena. Ai, ai...


Ratatouille


Antes de tudo, eu preciso confessar uma coisa: eu não gosto de ratos. E "não gosto" é um eufemismo para descrever minha relação com o único animal do qual possuo uma fobia real.
Mas eu adoro Ratatouille.
E refletir sobre isso me levou a lembrar da minha infância. Eu odiava o Mickey, mas adorava Camundongos Aventureiros (dois ratinhos que viajavam por vários países do mundo). Louco, né? Só Freud explica mesmo.
Mas, como eu ia dizendo, eu adoro Ratatouille. Me apaixonei por ele desde a primeira vez que eu o vi. Não quero nem pensar que um ratinho de olfato bem apurado, cheirando todas aquelas comidas e identificando sabores tão facilmente, foi capaz de me dar fome.
Pensando bem, em Camundongos  Aventureiros eles também comiam bastante, sempre em um país diferente e com pratos variados a cada episódio. Ai, ai... Eu preciso de um terapeuta urgente.
(Ignorando minha pequena crise de identidade) Ratatouille é um filme sobre o ratinho Remy. Diferentemente de seus familiares, ele se delicia com o sabor de cada alimento e, para completar, se recusa a andar sobre as quatro patas, somente para manusear a comida de forma higiênica. Mais limpinho que muita gente, hein? Em determinado momento, Remy se perde de seu bando e vai parar em um famoso restaurante de Paris, onde ensina (secretamente) o humano Linguini a cozinhar.
É lindo. É sensível. Talvez te faça chorar em algum momento. Como produção da Pixar, ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2008 e, como nada adulta que sou, ganhou também um lugarzinho no meu coração.
Ratatouille é bem divertido porque se preocupa em retratar uma cozinha profissional parisiense (diferentemente de Julie & Julia, por exemplo, que é mais "caseiro") e por construir camadas de sabores no nosso imaginário. A cada explicação do ratinho ou a cada vez que ele sente o perfume de um alimento, nós somos convidados a fazer o mesmo em nossa mente.

E aí, fica impossível não salivar.

“A boa comida é como música que se prova, cor que se cheira. Há excelência à sua volta. É só ficar atento e apreciar os sabores.”
Saímos quase convencidos a cafungar até um arroz com feijão e a acreditar piamente nas palavras de Auguste Gusteau: qualquer um pode cozinhar.
Até você, que já estragou um ovo frito.

Comer, Rezar, Amar



Se eu passaria mais 2 horas assistindo Julia Roberts comer como um porco, meditando e viajando por aí? Ah, até 9, não precisa nem de enredo.
Ô, mulher maravilhosa...
Entretanto, talvez eu não seja a pessoa mais recomendada do mundo para falar sobre essa história. Já tentei ler o livro 5 vezes, sem sucesso. Não sei bem o porquê.
Para minha felicidade (e como já deve ter ficado claro), Julia Roberts causa certos rebuliços no meu coração. E no meu estômago. Então, não pude evitar de adorar essa adaptação para os cinemas.

"Se for pra chorar pelo leite derramado, que seja leite condensado!"
E se passear pela Itália, provando massas e conversando, fizer parte da sua bucket list, eu tenho certeza que ele mexerá com você da mesma forma.
O que eu mais gosto em Comer, Rezar, Amar é que eu não me imagino experimentando Roma de outra maneira. Massas no almoço, queijos no jantar e gelato no meio da tarde. Tem coisa mais gostosa de viver?

Bom, por hoje é só.
Que fique claro, a minha intenção com este post não era te apresentar indicações de novidades e/ou lançamentos.
Na verdade, era o verdadeiro oposto: te incentivar a assistir filmes com um novo olhar, parcialmente voltado para as suas atividades de casa... Afinal, como a sétima arte pode te ajudar a viver de forma mais autoral e (por que não?) mágica?
A resposta é apenas sua.

MAS como eu adoro bater um papo, me conta: quais outros filmes também fazem o seu estômago roncar? ♥

Com água na boca,
Sabrina Santiago.


P.S.: Enquanto eu editava este post, eu me esqueci de salvar os créditos das fotos - algo que o Unsplash não exige, mas que eu acredito que valoriza o trabalho incrível dos fotógrafos. E agora, perdi totalmente... Então, se você estiver andando por lá esses dias e encontrar o autor, me manda, pelo amor de Deus? ♥ Por favorzinho. 

Postagens Semelhantes

9 comentários

  1. Oi Sabrina
    Amei as suas indicações de filmes.Dos mencionados só assisti "Ratatouille" , mas tenho vontade de assistir "Julie e Julia" e "Comer,rezar e amar"

    Beijos

    Meu Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  2. Como alguém que ama cozinhar (e comer), já assisti todos esses filmes mais de uma vez. Comer, rezar e amar li até o livro.

    Agora estou com vontade de assistir Julie & Julia de novo haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro eu preciso terminar: já comecei umas 3x, mas nunca cheguei ao fim (e não sei o porquê, juro). Obrigada por compartilhar, Luiza! <3

      Excluir
  3. Oi Sabrina
    Eu simplesmente amo Ratatouille é um dos meus filmes favoritos da Pixar. Os outros ainda não vi, mas sinto vontade para Comer, Rezar e amar, parece ser bem legal.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse Julie & Julia e até que gostei, mas depois fui no blog da Julie real e ela era meio desbocada mesmo, muito louco, haha! Nossa, faz tempo que não vejo Ratatouille... deu vontade agora. Comer, Rezar, Amar é o filme do meu espírito de vida! Quero um dia fazer isso na vida, me inspirar no filme e ir atrás, hahaha! Fora que tem vários quotes maravilhosos né? Adoro esse filme e não me canso de ver. Meta de vida, pronto. Hahahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina,
    Menina não conhecia Julie e Julia, mas já quero assistir pra ontem. Amo com todas as minhas força Ratatouille. e até minha mãe que não gosta muito de animações, sempre que passa na tv ela pra pra assistir.
    Amei as suas dicas e sinceramente, eu não sou a maior cozinheira do mundo, mas volta e meia sinto vontade de ir pra cozinha e cozinhar algo especial.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  6. OI Sabrina,
    eu adoro cinema e posts com dicas de filmes. Eu já vi esses três e são ótimos. Abrem o apetite e inspiram a preparar uma comidinha gostosa.
    Eu tenho um post antiguinho com 8 filmes para quem gosta de cozinhar. Esses também fazem a minha barriga roncar. O primeiro é ótimo, o segundo também. http://www.mocadecasa.com/2019/10/3-filmes-para-assistir-antes-do-jantar.html

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir