Como montar o seu primeiro estoque de lavanderia - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Como montar o seu primeiro estoque de lavanderia

by - setembro 16, 2019



O curioso caso do jovem que, só depois que saiu de casa, descobriu que as roupas não se lavam sozinhas é tão clichê que já virou até piada. 

Mas nem por isso deixa de ser verdade: a maioria das pessoas só começa a ter noção da real (e por vezes pesada) rotina da lavanderia quando tem o seu próprio lar.

Na casa dos pais, você pode até ter sido obrigado a lavar algumas peças específicas, como calçados e roupas manchadas pelo seu lado desastrado (entendo muito!), mas a não ser que tenha se responsabilizado pela lavagem total, da compra dos produtos até a temida hora de passar perfeitamente as camisas, esse é um processo ainda desafiador. 

Falando em compra de produtos, existe outra novidade bem legal para você... Nem só de sabão em pó e amaciante são feitas as roupas limpinhas e cheirosas, viu? ;( É, o conceito de legal é bem subjetivo - e se você já deu uma volta no corredor específico do supermercado antes de ler este post, sabe que ele está mais para: "Legal? ATA". 

Mas se acalma, que ao final da leitura você não só vai ter uma listinha marota de tudo o que é bom comprar já no seu primeiro estoque (pelo menos o básico), como também vai entender para quê que cada produto serve. 

Posso ouvir um aleluia? 

Sabão 

O sabão é como o sabonete do seu banheiro ou o detergente da sua cozinha. Ou seja, ele serve especificamente para remover a sujeira da roupa. 

Em geral, a maior decisão que você vai precisar tomar em relação ao produto é se vai utilizar o sabão em pó ou o sabão líquido (existem ainda os sabões em barra, mas falaremos sobre ele mais adiante). 

O sabão em pó já foi muito popular em outras gerações. No entanto, ele tem algumas desvantagens, como a possibilidade de manchar roupas escuras e/ou coloridas (quem nunca se deparou com manchinhas de sabão na roupa?!) ou ainda se acumular no interior da máquina, causando entupimento e outros probleminhas.

Pensando nisso, eu recomendo que você compre o sabão líquido. Hoje em dia, praticamente todas as marcas possuem essa opção, que acaba rendendo tanto quanto a versão em pó e não apresenta os mesmos riscos. Em especial para você, dono de casa de primeira viagem, que tem a mão mágica para deslizes inexperientes. 

Ah, se possível, procure ainda pelo refil. Assim, dá para economizar até 30% em relação à embalagem convencional. 

Alvejante

Ao alvejante cabem duas missões especiais: tirar manchas (aquelas sujeiras que impregnam no tecido e não podem ser retiradas apenas como o sabão) e branquear as roupas.

Por muito tempo, a opção mais utilizada era o alvejante a base de cloro. A famosa água sanitária. Como ela também é muito usada na limpeza da casa, acabava facilitando compras maiores com desconto. 

No entanto, a água sanitária tem dois riscos bem difíceis de driblar. 

O primeiro é que qualquer respingo em peças escuras e/ou coloridas é mancha na certa. Eu, que já sofri com algumas enquanto lavava o banheiro, por exemplo, posso garantir que nada mais dá jeito. 

Já o segundo risco é ver as suas camisetas (e outras peças) branquinhas amarelando com o tempo. Isso porque, ainda que de imediato o cloro branqueie o tecido, ele é agressivo o suficiente para ir degradando-o lavagem após lavagem.

Sabendo disso, marcas lançaram os alvejantes sem cloro. A base de água oxigenada, eles podem ser usados em roupas coloridas também, sem sustos. São os famosos tira-manchas, como é o caso do Vanish e Brilhante.

Na limpeza das roupas, opte pelo alvejante a base de água oxigenada e deixe a água sanitária para a limpeza comum da casa, ok? Tomando sempre cuidado com os outros perigos que ele oferece, é claro. 

Amaciante 

Se tem um cheirinho capaz de concorrer com o cheirinho dos bebês é o liberado pelas roupas recém-lavadas. E o culpado por esse prazer que a gente carrega desde a infância, quando uma nova leva de roupas chegava ao nosso guarda-roupas, é justamente o amaciante. Além disso, ele também amacia os tecidos (ah, vá?)

Parte de mim quer mesmo te alertar que nenhuma dessas funções é frescura, sendo mesmo essencial para um uso confortável das suas roupas. A outra parte, contudo, quer deixar você tentar pular o amaciante e ver o que acontece - garanto que você nunca mais vai deixar esse item de fora da sua lista de supermercado. 

A boa notícia é que existem MUITAS marcas no mercado. Com o tempo, você vai aprendendo a descartar as que não funcionam tão bem e selecionando as suas favoritas. Assim, dá para ir comprando apenas pelo cheirinho e trocando quando enjoar (acredite, acontece de vez em quando).


Sabão em barra 

Eu pensei muito se valia mesmo à pena criar uma categoria especial apenas para o sabão em barra. Afinal, a função dele é a mesma dos outros sabões que eu já listei ali em cima. 

Mas a verdade é que o uso que eu faço dos sabões em barra é um pouco diferente. Isso porque eu os reservo apenas para lavar roupas específicas à mão. Não gosto de misturar o sabão líquido aqui, preferindo apenas o sabão de coco e uma escova macia. 

Em geral, uso em roupas recém-manchadas (cujas manchas saem facilmente se esfregadas imediatamente), panos de prato (pré-lavagem) e peças delicadas. De resto, só jogar na máquina, com os produtos anteriores, já me satisfaz.

Ah, lembrando que os itens listados neste post estão alinhados com a galera das compras tradicionais. Se você está seguindo a linha mais "sustentável e homemade" sabe que esses produtos podem ser substituídos por uma série de outras receitas caseiras. 

Eu também adoro essa linha, mas a ideia do post de hoje é servir de base para os perdidos de plantão. Isso significa que, em posts futuros, eu posso falar sobre receitas e tutoriais e todos já vão entender exatamente qual "produto convencional" estamos substituindo. 

Ou seja, estaremos todos na mesma página. 

Aliás, se esse post "sustentável & homemade" (sim, adorei a expressão!) te interessa, me deixe saber. Assim, posso incluí-lo logo na pauta do Moça de Casa ;). 

Por fim, me conta: 

Você já confundiu produtos de lavagem de roupas? Qual foi o resultado dessa loucura? 


No meu caso, consegui comprar uma saia preta maravilhosa e manchá-la de água sanitária (a tal história dos respingos). Como se não bastasse, manchei também a que comprei para repor essa. 

🤦‍♀🤦‍♀🤦‍♀


Com cloro, 
Sabrina Santiago. 

Postagens Semelhantes

7 comentários

  1. Eu lavo as minhas roupas mas sei que teria um problema na hora de comprar os produtos, afinal eu uso o que já tem aqui em casa. Mas meu problema mesmo vai ser na hora de passar a roupa. Morro de medo de queimar porque já fiz alguns estragos em roupas que eu amava muito hahaha
    Mas nunca confundi nada não. Na verdade sim, já joguei cloro sem querer em uma roupa preta e manchou, ficou horrível.
    Adorei as dicas, é um guia de sobrevivência rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Larissa, também sou do tipo que passa longe de um ferro sempre que posso, hehe.

      Excluir
  2. Um post interessante e útil. Gostei de ler. Beijinho e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI esse post, pq não é tao simples mesmo quanto parece haha tem que separar por cor, e tem uns tecidos delicados que realmente é melhor lavar a mao

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me lembra tanto um dos primeiros episódios de Friends, em que a Rachel esquece uma peça vermelha no meio das brancas e acaba com tudo rosa, haha. É um perigo real!

      Excluir
  4. One of the latest trends in home design is the creation of customized laundry rooms
    http://child-actor-la.blogspot.com/

    ResponderExcluir