Como fazer uma faxina pré-mudança? - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Como fazer uma faxina pré-mudança?

by - agosto 29, 2019

Encontrar um lugar para chamar de seu é um desafio dos mais medonhos de quem se muda. O motivo: a centena de anúncios perfeitos na Internet, de casas e apartamento que parecem ter saído diretamente dos nossos sonhos, mas que, na vida real, se revelam verdadeiros buracos de toupeira.

Na primeira vez que eu aluguei um apartamento, precisei de 4 meses inteiros para encontrar o meu eleito. Isso porque ou era caro demais (com espaço de menos) ou escondido da civilização. Na segunda vez, em 1 mês já estava na nova casa (a renovação de contrato do meu apartamento foi cancelada e, ou eu me mudava, ou ia direto para debaixo da ponte). 

Posso afirmar que em nenhuma das duas situações o estresse foi menor. 

Afinal, o projeto não é meu e a estrutura não é minha, eu apenas aluguei o espaço de alguém e tive que me adaptar a ele. E mesmo que você planeje comprar o seu, acredite: a não ser que você tenha construído a casinha do zero e arquitetado do seu jeito, a adaptação ainda será necessária.

Após aceitar isso, há mais um desafio no caminho: o que fazer com a sujeira deixada por outra pessoa (pedreiro/pintor/locatário) no seu novo lar? Para ajudar nesse momento é que a faxina pré-mudança se faz presente.

Com ela (e força no muque), você conseguirá deixar a casa pronta para receber a você e seus xodós. Ah, e nada de preguiça, hein... Você já superou tantos obstáculos até aqui, finalmente chegou a hora de cuidar do que é seu!

Passo a passo da faxina pré-mudança

A primeira coisa a se ter em mente é o objetivo dessa faxina. Ela não serve para os seus móveis, seus frufrus, seus objetos. Ela é destinada às áreas da casa que outras pessoas podem ter usado/sujado e que dificilmente serão limpas quando a mudança for terminada.
Teto, paredes, portas, janelas, e, claro, o piso são as prioridades. Comece limpando de cima para baixo (do teto em direção ao chão) e avance do fundo à entrada (imagine a porta principal como a linha de chegada dessa maratona).

Em geral, desinfetante, água e vinagre são produtos de limpeza suficientes - acompanhados de esponjas, vassoura (ou aspirador), rodos (ou MOP), paninhos e escovas de cerdas duras e de cerdas macias.

Eu costumo separar a limpeza em cômodos, usando a técnica que ensinei acima - assim fica mais fácil interromper e recomeçar, caso surja algum imprevisto.

E ainda rola todo um sistema de mini metas, né? Cada cômodo terminado é uma conquista, e quando finalizar tudo, a motivação para mudar será outra.

Isso porque sentir que estou levando as minhas coisas para um ambiente limpinho, esperando por mim, me faz imaginar que a casa esteja tão ansiosa pela minha chegada quanto geralmente eu fico nesse momento. Afinal, mudar dá um trabalho danado, mas é como jogar tinta em um quadro branco - a imaginação e a criatividade vão à mil. Não existe coisa melhor!

Se, ainda assim, sua maior preocupação for se perder em meio a tantos detalhes e acabar esquecendo algum cantinho, se acalma! Eu preparei uma checklist completa, disponibilizada logo abaixo para download. Com ela, você pode facilmente acompanhar o andamento da sua faxina no decorrer do tempo.


Disponível para download aqui.

Eu garanto que depois dessa batalha, seu lar vai te receber com energias renovadas. 

Ah, caso tenha se mudado, mas não tenha feito a faxina ainda, comece o quanto antes! Seus móveis serão um grande empecilho, é verdade, mas não desista. Use a checklist e se dedique a apenas um cômodo por dia, de modo a evitar o cansaço excessivo e a vontade de jogar tudo pelos ares. 

Dessa forma, logo, logo sua casinha estará completamente limpa.

Com (muitas) caixas,
Sabrina Santiago.


Postagens Semelhantes

4 comentários

  1. Olá,
    Ah do jeito que sou, com essa coisa de energia, ia dar uma baita limpeza mesmo.
    E amei as dicas, a preocupação que você teve em especificar tudinho.
    Já é uma nota mental pra quando eu conseguir ter meu lugarzinho ♥

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Vish! Você tem toda uma metodologia para fazer faxina... kkkk Mas são dicas válidas, no dia que tiver meu cantinho, vou fazer isso.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Desapega

    ResponderExcluir