Transição de carreira: como fazer amizades na sua nova área mesmo trabalhando em casa - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Transição de carreira: como fazer amizades na sua nova área mesmo trabalhando em casa

by - outubro 01, 2019



Eu ainda me lembro do meu primeiro dia de aula na quinta-série. 2009. Uma menina Sabrina de só 10 anos e nenhum rosto conhecido. No máximo, uma outra garota que já estudara na minha outra escola, que eu segui durante todo o intervalo, mas que não me deu muita bola (sendo muito educada e simpática, mesmo assim).

É claro que, com o tempo, vieram os amigos, os professores conhecidos, a rotina e tudo o que era tão novo se tornou familiar.

De qualquer forma, existem certos momentos da vida adulta que ainda se parecem com aquele primeiro dia de aula.

Se você está planejando uma transição de carreira (ou já está no meio do processo, por decisão ou necessidade), deve imaginar que se jogar uma nova área tem os seus próprios desafios: novos clientes, novos colegas de trabalho e novos chefes (nem que esse chefe seja você mesmo).

Se o trabalho é remoto, então, e você nunca viveu essa configuração antes, as coisas tendem a ser ainda mais confusas. Existe um mundo enorme lá fora de pessoas ligadas ao seu mercado, mas é quase impossível trombar com elas em uma ida despretensiosa ao supermercado no meio da tarde, numa terça-feira.

E sim, esse é o seu novo equivalente daquela socialização feita nos corredores da empresa, entre uma tarefa e o outra e a máquina de cafézinho. Atendentes do caixa rápido, amo vocês!

Pensando nas dificuldades que você deve encontrar para se posicionar dentro da sua área, entrar em contato com novos profissionais e realizar um networking de respeito, é que eu listei algumas opções abaixo. O objetivo não é apenas adicionar pessoas no Facebook, mas criar verdadeiras amizades de mútua cooperação.

Nenhuma das dicas é de outro mundo. Na verdade, essa lista deve servir apenas como uma checklist, para aqueles dias em que você se sente solitário. Abra o post, releia cada item e se pergunte: Onde eu estou falhando? Qual dessas sugestões eu ainda não coloquei em prática, de forma entusiasmada? Em 100 de cada 100 casos, você tende a encontrar uma oportunidade de melhoria. Vai por mim!

1. Compartilhe a sua jornada online

Crie um blog ou perfil na rede social que mais te agrada. Fale sobre essa jornada de mudar de carreira e se tornar um jornalista/confeiteiro/eletricista… Transmita as suas dificuldades e abra o seu livrinho pessoal de dicas. Aposto que vários profissionais da área, vivenciando perrengues parecidos, vão se aproximar. ♥

2. Entre em grupos online

Em uma pesquisa rápida, eu já encontrei um grupo de redatores no Facebook com mais de 5 mil membros (iniciantes e experientes na profissão), além de um de enfermeiros com mais de 20 mil e outro, de físicos, com mais de 30 mil. Se inscreve, publica suas questões, comente nos posts alheios… Interaja, igualzinho no corredor da firma!


3. Vá a encontros presenciais de profissionais da área

Particularmente, eu recomendo o MeetUp por ser gratuito e sempre ter grupos bacanas de profissionais de TI, gestão, marketing… Vale dar uma olhada e procurar pelo seu - se não encontrar, por que não criar um grupo próprio?

4. Faça cursos presenciais

Mesmo que seja um curso livre de 3 horas, é certo que você encontrará pessoas com os mesmos interesses dividindo a sala com você. Daí, é só aproximar as cadeiras e puxar um assunto no intervalo da aula.


5. Vá a feiras, empórios, palestras…

Em resumo: eventos tidos como referência dentro da sua profissão. Assim como no caso anterior, se esbarrar em pessoas da sua área é fato certo - afinal de contas, quem vai passear no 5° Simpósio de Cosmiatria?



6. Interaja com o trabalho de outros profissionais

Tanto online, quanto offline. Na internet, visite sites escritos por profissionais do setor: curta, comente os seus pontos de vista, compartilhe. No mundo físico, conheça lojas, vá à exposições…

Se você é um ilustrador, por exemplo, pode prestigiar quem já está expondo em grandes eventos - além de chegar mais perto, dar um abraço e elogiar sinceramente os seus trabalhos favoritos.

Mas me conta:


O que faz quando quer conhecer mais pessoas da sua área?


Quem sabe a sua dica não entra no post?!

Com redatores,
Sabrina Santiago.

Postagens Semelhantes

0 comentários