2 em 1: como reciclar e ainda manter a casa organizada - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

2 em 1: como reciclar e ainda manter a casa organizada

by - outubro 14, 2019



Eu já morei de (quase) tudo quanto é jeito. Sozinha, com os pais ou com namorado. Só me falta uma república e um amigo solo para chamar de roomie. 

Por conta disso, eu sou capaz de comparar bem os desafios de desenvolver um lar mais sustentável em cada uma dessas conjecturas. 

Quando eu voltei a morar com os meus pais, por exemplo, já tinha alguns hábitos bem desenvolvidos. No prédio onde morava, bastava separar o lixo e deixar nas cestinhas reservadas, que cerca de 2 vezes por semana ele era recolhido por um grupo de conveniados do condomínio. Logo, era quase automático para mim ter mais de uma sacolinha de lixo, em cômodos como a cozinha, e lavar bem as embalagens.

Por outro lado, a minha família ainda acha isso tudo uma grande bobagem. E, sinceramente, eu entendo. Eles passaram a vida inteira ouvindo a mesma coisa e estão no seu próprio processo de autorresponsabilização e despertar da consciência ecológica. Julgamentos não resolvem nada, sabe? E era algo que eu fazia muito na adolescência: me sentir podada por não compartilhar dessas minhas preocupações em casa - e pior, jogar toda a culpa nos outros por não fazer nada. 

Então, o meu novo dilema era encontrar força para não deixar os hábitos já consolidados morrerem. Com 20 anos, eu já era 100% responsável pelos efeitos do meu consumo. 

Você pode estar exatamente nessa vibe. Ou pode estar querendo organizar o seu cantinho a baixo custo. Ou um apanhado dos dois.

De qualquer forma, a ideia deste post é te dar sugestões de como usar itens reciclados na organização da sua casa. Afinal, reutilizar é um dos melhores destinos para os objetos. 


Eu sempre gosto de partir do princípio da necessidade. De nada adianta encher a sua casa de cacarecos “organizadores” apenas para se sentir mais verde. No fim das contas, você vai se sentir tão sobrecarregado visualmente que a impressão de bagunça nunca vai sumir de vista - e esse é o oposto do que queremos, né?

Por conta disso, comece listando os itens dos quais você precisa. Se você estivesse em uma loja de organizadores, o que compraria e para quê? Desde aquele potinho para rodelas de algodão ou crochê até as caixas para empilhar sapatos. Anote.

Em seguida, busque em sites como o Pinterest e Youtube por formas de fazer esses produtos em casa. DIYs, em geral, são apanhados de itens reciclados, então é provável que uma busca simples já te encha de ideias. 


Vamos usar como exemplo uma necessidade real minha: organizar meus sapatos. Além de precisar comprar alguns novos (atualmente eu só tenho uma rasteirinha, uma bota e um sapato de salto, então uma sapatilha e um tênis serão bem-vindos), eles acabam jogados pelos cantos. 

Logo, necessidade anotada: uma sapateira ou estrutura similar para guardar os parzinhos. 

No Pinterest, eu encontrei as seguintes opções: 


Como dito, todas as imagens foram encontradas no Pinterest. Infelizmente, não havia fonte nos pins, então se algum desses trabalhos é seu ou conhecido por você, por favor, nos indique. 

Além dessa questão, a maioria dessas inspirações também não vinha acompanhada de tutoriais. 

Felizmente, o Youtube não serve desse mal. Assim que identifiquei esses pins como meus favoritos, procurei por tutoriais lá. 

Por exemplo: como uma mistura de número 2 e número 5, eu encontrei esse aqui

O segredo para funcionar é manter a mente aberta e, principalmente, a criatividade aguçada. Se guie pelos tutoriais, mas se permita tirar sugestões subjetivas deles, combinando-os com outros e usando gostos pessoais (cores, texturas etc.).

Depois, é partir para o ataque e torcer pelo melhor resultado. Caso ele não venha, ouça as palavras da Monja Coen e repita o mantra: cada erro te aproxima do acerto.

Eu ainda não coloquei a mão na massa para criar a sapateira. Ainda assim, achei uma boa ideia usar esse meu momento como ilustração, assim você pode entender um pouco mais do que estou falando. E pode, é claro, me dar mais sugestões! ;)

Por fim, me conta: 

Qual o DIY mais desastroso que você já seguiu até hoje?


Quem sabe, da próxima vez, não trago um post com uma lista do que NÃO fazer para evitar o desperdício de materiais. Então, nada de vergonha nos comentários: taca-lhe pau, Marcos!

Com ecobag, 
Sabrina Santiago. 


Postagens Semelhantes

4 comentários

  1. Espero que você consiga ainda convencer seus pais a entrar nessa vibe e não deixar os hábitos morrerem. Aqui em casa, tenho sorte que minha mãe é bem mente aberta e entra nas minhas viagens, mesmo que dê errado, rsrs. Acho que meus DIY's nunca deram errado, porque não me arrisco em coisa grande... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  2. nossa eu adoro essas ideias de DIY pra aproveitar coisas que a um primeiro momento iriam parar no lixo, adorei tds essas inspirações

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. OI Sabrina,
    eu tb já morei de todos esses jeitos e até em república e dividindo casa com amigos. É muito importante saber arrumar os cantinhos com baixo custo e com reaproveitamento melhor ainda. Eu gosto muito de pintar e dar cara nova a coisas velhas. A minha mesa e das minhas filhas têm porta-lápis e caixas organizadoras que fizemos com caixas de leite e de papelão. Já fiz muito brinquedo para elas reutilizando caixas. E acho que é cada vez mais importante ficarmos nessa pegada de reaproveitamento, reutilização e redução do consumo.
    Adorei o sei post com as dicas. Tem muito DYI que funciona muito bem, mas tem muios que não dão certo. O post com esses últimos vai ser bem legal também.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas, hoje é muito mais fácil eu ser mais consciente por morar com o meu marido e não depender da minha família inteira para conseguir seguir esses hábitos. Adorei esses métodos de organização que reciclam e organizam! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir