Só dá para trabalhar em um único espaço? - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Só dá para trabalhar em um único espaço?

by - novembro 07, 2018


A dica de hoje é, na verdade, um convite. Para você, que tem o privilégio de trabalhar em casa, questione uma verdade quase que indiscutível no mundo do home office: a necessidade de um local fixo de trabalho.

Não é a toa que, todos os dias, surjam tantas pastas e referências de decoração para o home office no Pinterest. Nós criamos um sistema em torno do "escritório pessoal". Mas será mesmo que se deve passar seis, oito, dez horas diárias com a bunda quadrada no mesmo lugar? E mais: será que essa estratégia realmente impulsiona a nossa produtividade?

No início, restringir a locação talvez seja mesmo o ideal. Exercitar a disciplina nem sempre é fácil e gatilhos físicos possuem grande poder sobre o cérebro. Ao atribuir um padrão de funcionamento àquele ambiente, ele é treinado para entrar no modo trabalho mais rapidamente.

No entanto, com o tempo, a rigidez pode te enfadar. Se você se sente entediado ou disperso sempre que se senta em seu escritório, vale a pena refletir sobre o seu estado atual. Deixe-se livre para mudar e experimentar - nem que seja só por um dia. Encontre uma cadeira livre na mesa de jantar, um cantinho de Sol na varanda ou um espacinho no sofá.

A depender do seu perfil, essa pode se tornar uma mudança recorrente.

Na dúvida, pergunte-se: por que eu trabalho onde trabalho? Esse lugar me faz feliz hoje? Muitas vezes compramos ideias como verdades absolutas e reduzimos nossa capacidade produtiva por pura preguiça de ler o contexto atual.

Eu, por exemplo, vivo de fases. Principalmente quando estou passando por problemas pessoais ou me sentindo entediada, diversificar me faz bem. Ambientes diferentes me dão aquele gostinho de novidade, sabe?, e uma motivação que não pareço encontrar unicamente dentro de mim. Eles me renovam.


Como saber a hora de mudar?

As duas perguntas que eu sugeri acima são suficientes para te guiar na decisão de vagar pela casa ou não. Mas caso permaneça indeciso, saiba que nosso corpo fala constantemente conosco. Através do tédio, do comichão na boca do estômago, um sono mesmo após boas horas de sono (o tal cansaço de coração)... São formas peculiares que ele encontra de nos alertar que algo não está indo bem na nossa rotina.

A única forma de ter certeza é experimentar. Ir para a cama te deixa molinho? Fique no sofá. O barulho da cafeteria te distrai? Diversifique em casa (até o chão da cozinha vale - lembra quando, na infância, você espalhava todos os seus desenhos no piso frio e criava sua exposição por lá mesmo? Pois é). 

A parte mais divertida do home office é a liberdade de escolha, portanto, não abra mão dela. Seu escritório, agora, é o mundo: desbrave-o.

Muito obrigada e boa sorte!


Postagens Semelhantes

24 comentários

  1. Atualmente o meu local de trabalho fica no meu quarto junto com o do meu filho.
    É bem apertadinho, mas nós conseguimos nos virar.
    Em breve eu quero mudar de local para um outro quarto que está fechado, mas com bagunça.
    Eu não vejo a hora de decora-lo como eu quero. *-*

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  2. Oie, muito boa suas dicas, espero muito um dia poder trabalhar apenas assim..
    adorei seu blog e já to seguindo!
    beijos♥

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho legal ter um espaço fixo, mas também acho ótimo mudar de vez em quando. Tento fazer isso até pra ler um livro. Ajuda bastante na criatividade. :)
    Beijos

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
  4. Sabrina me responde uma coisa: como eu consegui viver sem o seu blog por tanto tempo? Estou amaaaaando as postagens e gostei dessa sugestão de diversificar, vou tentar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto sempre de estar mudando de lugar. Eu tenho meu desktop no quarto mesmo, mas tenho meu notebook. Tudo que posso fazer no notebook, eu faço e em qualquer lugar. Porque gosto de ficar indo para lugares diferentes, desde que fique confortável para o que eu vou fazer. No desktop eu fico um pouco mais presa, porque não tem como ficar mudando o computador toda hora de lugar né? No verão eu gosto de ficar no chão da sala, porque fica muito calor no meu quarto e o chão da sala parece mais confortável que o sofá ou a mesa, sabe? Hahaha! Enfim, é bom ter um espaço fixo, mas também é bom diversificar pra não tornar o trabalho chato. Adorei o post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thami, adorei saber como você é criativa nas suas "mudanças". Obrigada! ♡

      Excluir
  6. Ótimas dicas! Meus 2 trabalhos eu faço em casa e um local específico para realizá-los, ajuda inclusive na produtividade. Amei a postagem. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos como é importante ter um local fixo, Paula. Só não o trate como templo absoluto: diversifique um pouco às vezes, ok? ♡

      Excluir
  7. Oi, Sabrina!
    Quando nos acostumamos com o ambiente, ele pode se tornar cansativo mesmo! Eu gosto de mudar o meu local sempre, atualmente vejo muitas dicas de escritórios que podemos alugar, muitas pessoas estão aderindo essa ideia e se torna menos solitário trabalhar sozinho ^^
    Beijão

    http://primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Bruna. Vou pesquisar mais a respeito. ♡

      Excluir
  8. Oi, Sabrina!
    Quando eu trabalhava home office, eu ficava na sala mesmo. No sofá e na frente da TV! Tudo errado, né? Mas para mim dava muito certo e eu conseguia me concentrar e realizar todas as tarefas que eu tinha durante o dia. Acho que o importante é se sentir confortável e encontrar um lugar onde você consiga se concentrar.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu depoimento prova que, às vezes, o mais louco funciona (talvez não pra todo mundo, mas pra gente mesmo). Obrigada por compartilhar, querida! ♡

      Excluir
  9. Adorei sua postagem, eu estou estagiando e amo muito o lugar em que eu exerço meu ofício.
    Se fosse para eu trabalhar em casa, acho que eu não conseguiria, porque fico bem preguiçosa em casa. hehe
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  10. queria mt ter um espaço legal pra home office, aquele ambiente que vc ja sabe que quando está ali é pra trabalhar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele também é importante, Lívia, mas não se esqueça de aproveitar tudo o que o restante da casa tem para oferecer!

      Excluir
  11. Oi Sabrina, no caso eu não trabalho, mas sou estudante e seu que é importante ter um espaço adequado para estudar/trabalhar, além de fazer exercícios físicos também. No meu quarto eu tenho uma mesa que tem tudo que eu preciso, além disso, tenho uma cadeira super confortável, entretanto, como você disse uma mudança é necessário, então eu vou para cama, rsrs.

    Adorei o blog!
    Bjs!
    Lídia
    Depois da Leitura |www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de ter locais específicos também, Lídia, mas preciso variar, de vez em quando. Novidades fazem bem até para o cérebro e para disciplina. Obrigada por comentar, querida! ♥

      Excluir
  12. Eu não tenho home office, então qualquer canto consigo me inspirar. É bom ter disciplina, mas é melhor ainda não ter que se preocupar em produzir apenas em um espaço pequeno

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir