Será que a faculdade à distância é para todo mundo? - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Será que a faculdade à distância é para todo mundo?

by - novembro 28, 2018


Eu sou suspeita para falar do EAD. Afinal, estudar sozinha é um dos amores da minha vida e eu vivo recomendando para todo mundo. Mas a verdade é que eu também minto, sabe por quê?
Porque o estudo à distância não é para todo mundo. Principalmente a faculdade, que é o nosso tema de hoje. Apesar do que a minha propaganda sincera faz parecer, ainda existe uma parcela da população para a qual o autodidatismo acadêmico seria um enorme desperdício de tempo, e talvez você faça parte dela, sabia?

O que eu mais vejo por aí são pessoas que seguem a manada, sempre estudando em instituições presenciais, por exemplo, e que, ao encontrarem a chance de se formar em casa, se afobam tanto que até perdem os pés no chão.
É como o que acontece com o home office: elas não conseguem analisar se esse estilo de vida é realmente favorável pra si e acabam se desiludindo. "Eu sou muito indisciplinada", "me deu um sono" e "parecia que não acabava nunca" acabam virando bordão quando relatam a experiência tempos mais tarde.

Mas, por favor, entenda: eu não estou tentando te dar um banho de fria. Apenas quero encontrar maior segurança dentro do seu processo de transição e garantir que você saia desse post com a sensação de: "Ok, é isso mesmo que eu vou enfrentar". Respira fundo e vem comigo! 


Primeiramente, tire da cabeça a ideia de que EAD é Telecurso. Os cursos de ensino básico que passavam no fim de madrugada da Rede Globo com certeza educaram muita gente, mas se engana quem acredita que, hoje, basta assistir algumas historinhas educativas no portal da faculdade, e pronto. Está formado!

O próprio material das instituições já é bem encorpado. Até as mais medianas apresentam, atualmente, apostilas mensais de conteúdo básico com, pelo menos, umad 200 páginas. Sem falar nos livros, video-aulas, materiais complementares e listas de exercícios. Já pensou no trabalhão para ler tudo isso? Não basta bater cartão no portal. É preciso se preparar para mergulhar na sua área e doar tempo e energia a estudos aprofundados.

A própria forma de avaliação vem se aprimorando. Esqueça questões bobinhas online: até dissertações mais elaboradas compõem as notas hoje em dia. Você tem disponibilidade para enfrentar essas demandas?

O maior erro dos aspirantes à educação à distância é subjugar essa necessidade de doação. O EAD exigirá tanto de você quanto uma faculdade presencial. A única diferença é que, nesse caso, a sala de aula é onde você quiser.

Independemente de ser no sofá ou na biblioteca pública, o seu comprometimento deve ser o mesmo. Você deve querer ser o melhor e extrair o máximo daquele conteúdo.

E, acredite, você vai querer desistir no meio do caminho. É normal. Os meus amigos de cursos presenciais choramingam em todo fim de semestre e por que seria diferente comigo ou contigo? Estar ciente de que, às vezes, todas essas atividades enchem o saco, é se preparar para a tempestade em alto mar. Vai balançar e dar medo, mas vai passar. Pior é ser pego desprevenido por excesso de ingenuidade.


Falando em ingenuidade... Você já parou para pensar em todas as virtudes que você terá que desenvolver para estudar sozinho? Organização, disciplina e curiosidade são apenas algumas delas.

O que eu vejo acontecer é: pessoas que sempre aprenderam com professores a tira colo começarem a estudar em casa sem qualquer preparação, como se fosse o processo de aprendizagem fosse continuar o mesmo. Não vai. Embora disciplina só se aprenda exercitando-se como disciplinado, e a organizacao, mantendo hábitos organizados, é preciso que você intencionalmente se dedique a essas virtudes. Leia dicas de especialistas, descubra como o desenvolvimento de um novo hábito funciona, aprenda a criar metas e prepare o ambiente de modo a facilitar essa mudança de posicionamento.
É óbvio que, se você simplesmente imprimir a apostila da faculdade e começar a estudar num dia qualquer, em 10 minutos você vai ver a mente galopando pra longe, juntinha com a sua concentração. Não adianta chorar depois dizendo que "ah, eu sou indisciplinado demais". O seu cérebro é a arma mais poderosa da qual você dispõe e é você quem o controla. Basta deixar a preguiça de lado e se dedicar a ler o manual de instruções.

Parece trabalhoso, mas é apenas o seu lado seguro tentando te manter na zona de conforto. No fim, os benefícios são maiores do que os esforços.

Portanto, se você, sabendo de tudo isso, acredita que não está pronto, talvez seja a hora de dar dois passos para trás e analisar a situação... Suas metas e suas necessidades. Se, mesmo com uma realidade tão maluca batendo a sua porta, o seu coração ainda palpita por enfrentar esse desafio, vá em frente.

Agora você sabe. Você consegue! E nunca deixe que a mente tagarela te convença do contrário.

Te vejo do lado de dentro.

Muito obrigada e boa sorte!

Postagens Semelhantes

14 comentários

  1. Que post espetacular, concordo plenamente com suas palavras. Depois da experiência que tive em aulas presenciais cheguei a conclusão de que os demais cursos que fizer serão online, mas não é por achar que vai ser menos cansativo, mas justamente por ter essa disciplina de tirar o tempo pra estudar e me dedicar com afinco, coisa que tive muitas complicações nas aulas presenciais por ter que fazer diversos trabalhos em grupos com pessoas totalmente desorganizada, isso me desgastou demais. Todas as formas de estudo tem seus desafios né? Cabe a nós buscar o comprometimento e seguir firme.

    www.submersaempalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Aquele esmalte é sensacional! ;)

    Sem dúvida que faculdade à distância não é pra todo mundo. Eu mesma não conseguiria! Primeiro porque não tenho disciplina o suficiente. E segundo porque gosto de viver a experiência de sala de aula física! hehehe!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tá tudo certo. Cada um fazendo o que gosta, Amanda. ♡

      Excluir
  3. acho que se vc se propuser a isso tem mesmo que ter muito foco e disciplina pra aprender sozinho, acho que é possível sim, mas com certeza te exige bastante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Seu post me despertou a vontade de voltar a estudar mas realmente é necessário ter disciplina com os horários!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, Silvana. Pode deixar que em breve sai um post por aqui sobre disciplina, ok? ♡

      Excluir
  5. Gostei da sua sinceridade, para muitos o EAD é o melhor destino do que as faculdades presenciais basta foco e disciplina.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. Oi Sa! :)
    Primeiramente preciso dizer que amei a música no final do post. Sou viciada nessas duas maravilhosas!
    Sobre EaD, eu já fiz um curso e levei a sério, tinha meus horários para estudar e tudo mais. Isso é o principal: organização.
    Assim como em outros momentos já tentei fazer curso à distância e não deu certo porque não rolou a mesma organização da outra vez. Acho que a gente tem que gostar do que tá estudando pra poder se sentir ainda mais motivado e ter mais disciplina.
    Tiro o chapéu pra você viu, moça? :D

    Rê | Rivière du Souvenir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Rê. Ah, eu também estou numa fase de vício com essas duas. Elas são demais, né?

      Excluir
  7. Eu já quero fazer graduação a distância! Já não tenho mais saco/paciência de encarar uma presencial kkkk. Achei seu post ótimo, bem claro! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir