Os 10 itens básicos que você deve comprar antes de morar sozinho - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Os 10 itens básicos que você deve comprar antes de morar sozinho

by - novembro 30, 2018


O primeiro lar costuma contar com um orçamento bem restrito. Mesmo tendo um plano de ação organização, sabemos que uma parte dos nossos objetivos só será alcançado quando já tivermos nos mudado. Por enquanto, nos planejamos para comprar o básico e investir no que é realmente necessário.

Eu já falei sobre se planejar para morar sozinho por aqui, por isso, suponho que você já entenda a importância do que eu digo. Com a estratégia certa, dá sim para construir uma "casa confortável" até que a "casa ideal" chegue. A única diferença é que a ideal levará alguns anos para se materializar da forma que você sonha, enquanto a confortável te espera agora ou , então, logo, logo.

Mas se engana quem pensa que essa última precisa ser feia e largada. Como conversamos no post sobre decoração econômica, o segredo é escolher os itens certos e mais importantes no momento, de modo a não desperdiçar dinheiro e tornar nosso dia a dia mais tranquilo. É bom voltar pra casa e encontrar um ambiente bacana, que, embora não esteja perfeito, é o nosso lar.

Para te ajudar na missão de definir quais são as compras mais inteligentes a se fazer nesse momento, a seguir eu listei os 10 itens que considero imprescindíveis de se ter antes de mudar de verdade. Seriam os meus primeiros investimentos, antes de quaisquer outras coisas, e para o que eu juntaria dinheiro, caso quisesse pagar tudo de uma vez.

Em resumo, tudo o que eu compraria se me fizessem um desafio maluco e eu só pudesse comprar 10 produtos para a casa nova. Acredite que dê para começar bem com eles: alguns você já deve conhecer, enquanto outros ter sido negligenciados pela sua memória. Preparado?

Fogão

Ouça as palavras de quem já viveu por 2 semanas sem fogão: toda cozinha precisa de um. Sem porém. Ainda que o microondas e as panelas elétricas ajudem por um tempo, a facilidade de se cozinhar no fogão não tem igual.


Geladeira

Na cozinha, é o item mais caro e mais importante, pois amplia a variedade de alimentos que podem ser comprados. Já pensou se você tivesse que comprar apenas o que fosse consumir no dia? Quantas idas ao supermercado seriam necessárias? Embora a quantidade de não-perecíveis seja enorme, o consumo de carnes e frutas, por exemplo, seria logo dificultado. Por isso, invista na geladeira: se os modelos novos forem muito caros, busque por bons anúncios de segunda mão. A minha mesma foi comprada assim.

Cama

Muitos começam apenas com um colchão, mas eis o motivo da cama ser importante: a umidade do chão corrói o colchão rapidamente. Então, seja palete, box ou outros modelos tradicionais, tenha uma cama. Se já vier com o baú, melhor ainda: é um móvel a menos para o futuro.


Lixeiras

Por essa você não esperava. Poucas pessoas pensam nas lixeiras quando escrevem sua wishlist doméstica. Mas a verdade é que o lixo precisa ser guardado em algum lugar e se a opção for por itens decorados ou de inox, o valor da unidade pode chegar a até (eita) 150,00 reais. Multiplique pelo número de cômodos (no mínimo, uma na cozinha e outra no banheiro) e perceba o peso delas no orçamento.

Mesa

Aqui, seus planos de versatilidade valem mais. No início, eu usava a mesa de jantar (aquela que me custou 200 reais) como local de estudos e trabalho. Basicamente, eu fazia tudo nelas, inclusive (mas não somente) comer. É óbvio que meus planos não eram manter essa situação para sempre, mas foi uma boa saída a principio. Considere quantas mesas você precisa ter e, então, simplifique. O resto pode, numa boa, esperar.


Cadeiras

As solitárias sabem que precisam de apenas uma cadeira em casa, para o seu próprio uso. Já as sociais, que recebem pessoas o tempo todo, podem querer ter cadeiras extras para os seus convidados. O meu conselho é que, a principio, você compre uma para cada morador da casa e se planeje para adquirir o restante (se considerar necessário) após a mudança. Assim, sobra mais dinheiro para o que é realmente necessário para a sua sobrevivência nesse primeiro momento.


Microondas

Lembra que eu contei do período que passei sem fogão? Naquela época, o forno microondas virou meu melhor amigo. Brigadeiro, macarrão, pudim, bolo, arroz... Praticamente tudo pode ser feito com um desses em casa. Pratos mais pesados podem demorar um pouquinho (e gastar mais energia elétrica), mas até para a comida pronta e congelada (que, provavelmente, você vai comer bastante na primeira semana, quando ainda estiver na loucura da mudança), ele é o salvador da pátria.

Máquina de lavar

Ah, máquina de lavar... Minha planilha financeira até hoje tem alguns pesadelos com você. Sabendo disso, eu teria reservado uma parte mais mais gorda das minhas economias para esse item. É um custo enorme, até com os modelos de segunda mão, totalmente impossível de burlar. Afinal, quem tem tempo para lavar todas as peças de roupa e cama na mão, hoje em dia? É o bom "aceita, que dói (!) menos".


Talheres, copos e pratos

Autoexplicativo. A não que você pretenda comer na mão, é essencial comprar alguns talheres, copos e pratos antes do grande dia. A felicidade mora no preço: poucas versões desses produtos custam mais que alguns reais.

Panelas

Com o fogão comprado, você vai precisar de algumas panelas para preparar as refeições. Na duvida: uma panela de pressão, uma panela média e uma frigideira quebram o primeiro galho.



"Ah, mas cadê a televisão, o sofá, o liquidificador?"... Como eu disse no inicio, essa é a minha lista de itens básicos. Aqueles que compramos no primeiro instante. É claro que existem outros produtos que queremos comprar para enfeitar e tornar nossa experiência mais cômoda, mas lembre-se: seja estratégico! Seja estratégico! Seja estratégico!
Apenas após a compra desses 10 itens, parta para os demais, ok?

Muito obrigada e boa sorte!

Postagens Semelhantes

14 comentários

  1. adorei sua lista dos essencias! tenho certeza que quando a gente entra numa casa vazia deve ficar meio perdido querendo comprar td de uma vez mas a realidade financeira nao é bem assim né e temos que priorizar itens essenciais como esses...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Adorei a listinha, realmente são itens super necessários! Eu só fico em dúvida se é melhor já ir comprando itens no estilo que você quer, ou comprar um baratinho mesmo e depois trocar com o tempo? Exemplo: comprar 1 lixo de 150,00 ou 3 de 50,00, ou só 1 de 50,00 e guardar o resto rs? Oh dúvida cruel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa pergunta, Claudia! Acredito que a resposta seja um pouco subjetiva, depende muito do seu nível de tolerância. Mas, de modo geral, o que eu sugiro é analisar se a qualidade impacta muito no uso. Por exemplo, um fogão baratinho não atrapalha tanto no dia a dia (talvez tenha menos bocas etc. mas é contornável), enquanto uma cama baratinha pode afetar diretamente sua qualidade de sono. Eu, se fosse você, reservaria o máximo de dinheiro para casos como esse último e me contentaria com versões medianas do restante - pelo menos por enquanto.

      Excluir
  3. Acho que a pior parte de morar sozinho é ter que comprar tudo que precisa, né? Porque a gente não faz ideia do que vai ser necessário. Adorei suas dicas, fundamentais para quem está nessa transição!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a gente tem uma ideiazinha, mas a realidade é tão maior que assusta, né, Kaila?

      Excluir
  4. Gostei da sua lista!
    São realmente itens bem essenciais pra uma primeira compra pra casa nova.
    Bem legal :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. gostei da lista, acaba que esses são os que não deixamos de usar... mas eu conseguiria viver sem microondas kkkk

    abraços!
    http://blogmodelando.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Estou pensando em morar sozinha e adorei a lista.
    Por enquanto, meu boy e eu temos a cama e uma mesa de escritório (que pode quebrar o galho temporariamente hahaha). Os itens mais prioritários da nossa lista serão fogão e geladeira.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz bem de começar com os mais importantes, Priscilla. Que orgulho!

      Excluir
  7. post mara! :D
    tem que pensar e planejar bem né?
    os itens mais necessários acabam sendo os mais caros!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejamento é fundamental. Obrigada por comentar, Luana!

      Excluir