Você sabe quais gastos domésticos devem entrar no seu orçamento fixo? - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Você sabe quais gastos domésticos devem entrar no seu orçamento fixo?

by - novembro 05, 2018


Na postagem Como se organizar para ir morar sozinho, eu te aconselhei a considerar todos os custos que envolvem ter um própria casa. 

Enquanto se pode economizar aqui ou ali com certos itens, existem alguns gastos que temos todos os meses e dos quais não conseguimos fugir. Esses são os chamados gastos fixos.

Eles não podem ser "controlados": ou são obrigatórios (como o aluguel, por exemplo) ou possuem uma taxa fixa que independe do consumo (como é o caso da internet, que te custa o mesmo valor você consumindo 5MB ou 50MB do seu plano).

Nessas horas de planejamento é que surge a dúvida: o que eu devo considerar como gasto fixo? Será que aquela pizza de todo fim de semana ou a diarista que eu pretendo contratar entram nessa lista?

A resposta para essas perguntas é: depende. Você é o único que pode decidir com o que gastará o seu rico dinheirinho, portanto, classificar um gasto como "fixo" é uma mera questão de considerá-lo indispensável ou não. De ser tão presente e importante na sua vida, que você já se sente compelido a reservar uma parte do que recebe para ele. 

O que mais me ajudou na hora de separar o joio do trigo, digamos assim, foi me questionar: 

  1. Esse é um gasto que eu me sinto obrigada a ter todos os meses? 
  2. Ele é essencial para o funcionamento do meu lar?
  3. Não pagar por isso me gera algum prejuízo material ou em meu estilo de vida?
Se a resposta for "sim" para tudo, eu sei que estou diante de um gasto fixo e já devo colocá-lo em minha planilha. Caso uma ou outra seja "não", eu prefiro recorrer ao bom senso e refletir um pouco mais.


Visando facilitar para os "novatos", eu separei uma lista com alguns custos universais de toda casa. Espero que ela elucide eventuais dúvidas que ainda restem na sua cabecinha:

  • Aluguel;
  • Energia elétrica;
  • Água e esgoto;
  • Condomínio;
  • Alimentação (supermercado);
  • Internet;
  • TV a cabo/Netflix;
  • Telefone fixo (ainda considerado importante por grandes famílias);
  • Empregada doméstica (diarista ou mensalista);
  • IPTU (às vezes, é cobrado mensalmente em algumas locações).

Se há mais algum item que você considere essencial no planejamento dos gastos fixos, por favor, deixe um comentário. Assim, a lista acima pode ser atualizada e ajudar ainda mais pessoas.

E não esqueça de me contar: quais gastos outrora considerados essenciais pelos seus pais/avós nem passam pela sua cabeça hoje em dia? No meu caso, é o telefone fixo: minha família manteve um por anos (só cancelando no último mês de Setembro) e eu mal consigo deixar de pensar quantas coxinhas podíamos ter comprado com todo esse dinheirão.

Muito obrigada e boa sorte!

Postagens Semelhantes

19 comentários

  1. adorei a dica! nunca tinha pensado nessas perguntas!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  2. Conheço pessoas que vivem muito bem sem uma tv/tv a cabo kkkkk. Mas eu considero custo fixo. xD
    Na minha, eu incluo aí os impostos, como IPTU.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa lista, considerei apenas os gastos fixos mensais. Mas, pensando bem, às vezes o IPTU é cobrado mensalmente pelo locador. Obrigada, Pathy, vou atualizar.

      Excluir
  3. Amei seu post, gosto muito de ler sobre organização financeira. Confesso que me surpreendi quando sai da casa dos meus pais e vi o tanto de conta que precisamos pagar, hahaha. Mas com planejamento e sabendo usar o dinheiro da tudo certo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Vale testar os produtos daquela marca! ;D

    O essencial é muito relativo mesmo pois, pra mim, por exemplo, café é um gasto fixo! hahaha! Mas o que realmente importa é ter um bom planejamento.

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faz pra marcar certos amiguinhos que também bebem café que nem água? hahaha

      Excluir
  5. adorei esse post! é super importante mesmo sabermos as contas, principalmente as fixas que vem todo mes, para fazermos nosso planejamento financeiro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Cara, muito legal esse teu post. Hoje moro com meus pais, mas vivo pensando em como seria se eu morasse sozinha/com meu namorado. Mas aí coloco todos esses gastos fixos no papel e vejo que ainda não dá $$$ hahahahaha Essa tua lista ajuda um bocado, viu? Espero que a galera que tá pensando em sair de casa tenha acesso a ela. Uma boa organização ajuda bastante a não passar sufoco, né?

    Beijão!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Mesmo eu não morando sozinha lá em casa essas contas são fixas, exceto pelo aluguel graças a Deus!!
    Mas tem momentos que eu penso em como eu iria me virar se morasse sozinha, é nossa é bastante gasto querendo ou não :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A questão de diarista, tv a cabo ou telefone fixo não estão em minha lista. Consigo viver tranquilamente sem eles.
    Mas as passagens de ônibus para o trabalho e faculdade são indispensáveis.
    Infelizmente esses gastos existem e precisamos pagar.

    Muita gente pensa que morar sozinha é um mar de rosas. Vai vendo!

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, Paulina, os gastos com transporte são tratados como gastos fixos inteiramente pessoais. Infelizmente, independentemente de morar sozinha ou não, eles continuam existindo, né? :/

      Excluir
  9. Amo essas dicas de economia, ajudam muito no dia a dia.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei sua lista, é basicamente o que eu levo em conta também. Só adicionaria no meu caso um gasto fixo pra "sair", que abarcaria desde o sorvete de algum dia, até sair com os amigos, que pelo menos eu vejo como necessidade e quase um sinônimo do viver. Por isso eu adorei os três tópicos, colocando as coisas pela base dele tudo fica mto claro. Adorei mesmo.

    http://amandatelo.com/blog/

    ResponderExcluir