Como é cursar uma faculdade à distância? - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

Como é cursar uma faculdade à distância?

by - outubro 01, 2018


A primeira reação das pessoas ao saberem que eu saí da Usp e fui parar numa faculdade particular à distância é aquele olhar abestalhado de espanto (pra não dizer frustração). Poucas situações foram tão dolorosas e importantes pra mim quanto essa transição, mas receber esse olhar não me causa mais o desconforto que costumava causar. Hoje encontro nele até certa graça.

É um marco da minha coragem, que por meses me corroeu por dentro.

Mas não se engane ao acreditar que aconteceu do dia pra noite. Eu não sai da USP já sabendo todos os passos que daria a seguir. Na verdade, houve um intervalo de quase um ano entre um evento e outro. Muito choro dispensado até que as pontas soltas se amarrassem e dessem um novo sentido a essa fase da minha vida. 

Por esse motivo, eu entendo se você estiver considerando essa opção depois de escolher uma faculdade e ter se dado mal. Ou se tiver buscando por posts como esse por medo de se decepcionar com a formação.  

Até hoje, a quantidade de conteúdo na internet sobre a rotina real dos cursos não-presenciais é escassa. Um fato que caminha na contramão das matrículas - só em 2014, já existiam mais de 4 milhões de graduandos remotos no Brasil. De lá para cá, o crescimento do mercado ultrapassou os 31% e promete superar o número de alunos presenciais até 2026. 

Para saber mais, acesse o censo EAD.BR 2016/2017, desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação a Distância.

É claro que, como qualquer estudo, o resultado depende em boa parte do aluno. Por isso, decidi contar a seguir como é a minha faculdade, para que você se sinta livre para analisar o seu estilo de vida e decidir se essa é ou não um boa opção para você. Os tópicos foram separados da forma mais didática possível, mas caso reste alguma dúvida, você pode ainda deixar uma pergunta através dos comentários, ok?!

Semestre

Em média, tenho de 5 a 6 matérias por semestre. Elas são distribuídas entre 5 meses "úteis": de Fevereiro a Junho, no primeiro semestre, e de Agosto a Dezembro, no segundo.

Duração da disciplina

O prazo para a conclusão de cada matéria costuma ser de 30 dias, entre o primeiro e último dia de cada mês. A únicas exceções são as disciplinas de Junho e Dezembro, que começam no dia 15 do mês anterior e são finalizadas no dia 15 do mês corrente. Por exemplo, em 12/2017 cursei a disciplina Psicologia e Comportamento do Consumidor entre 15/11 e 16/12.



Material de estudo e apoio online

Dentre os materiais que tenho acesso pela própria universidade estão: o livro-pdf da aula, video-aula, mapas mentais e a biblioteca complementar.

Relacionamentos com professores e tutores

O contato com o meu professor/tutor pode acontecer de três maneiras: através dos fóruns (abertos às dúvidas de todos os alunos, onde a comunidade interage entre si), nos chat days (aulas ao vivo com o professor, que também ficam gravados na área do aluno) e através das mensagens diretas.

Provas

As minhas provas são semestrais. Sim, só piso na faculdade duas vezes por ano. 

Além das atividades mensais de cada disciplina, que também valem pontos, tenho provas finais presenciais e online. A soma delas gera a nota final, igualzinho nos cursos presenciais.

Atividades complementares

O principal motivo da autonomia ser uma habilidade sine qua non para estudar à distância são as atividades complementares.

Sinto te contar, mas o material básico da disciplina é bem básico mesmo e não tem um professor para enfiar o conteúdo na sua cabeça todos os dias. Então, ou você busca por ele ou continua na média. 

A boa notícia é que a lista de materiais complementares costuma sugerir livros ótimos, capazes de te dar uma visão muito mais abrangente sobre a sua área. Do mais, (quase) qualquer busca específica pode ser feita nesse mundão de meu Deus chamado internet. 

Sabia que sites como Scielo e Capes têm acervos gigantes de artigos científicos para você acompanhar? Sem desculpas!

Apoio do polo

Como eu disse anteriormente, só apareço no polo duas vezes por ano, então a infraestrutura dele não me influencia em nada. Mas como é no mesmo ambiente em que acontecem as aulas presenciais, é tão bacana para mim quanto para quem vai lá todos os dias. Há ainda uma área especial para os estudantes remotos, com áreas de estudos e computadores (se seu computador explodir na data de entrega das tarefas será um estresse contornável). 


Além do que, se sua família é tagarela e barulhenta, pode ser bacana se refugiar por lá de vez em quando.

No portal online, ficam disponíveis informações sobre o curso, histórico e documentações. Os lembretes de rematrícula, agendamentos etc. costumam ser enviados também por e-mail.

Sei que nem todos podem ter tido uma experiência tão positiva e completa como a minha, acontece... Existem instituições melhores e piores no mercado e cabe a você pesquisar bastante antes de optar por uma. O que posso dizer é que nunca me arrependi da escolha que fiz e sou muito feliz por ter tomado decisões em direção a ela.

Para quem se sente deslocado com o rumo atual da própria vida e não faz a menor ideia de como mudar ou por onde começar, lembre-se: toda dor é por enquanto... Nunca, nunquinha, caminhar em direção ao que tu acredita te fará tão infeliz quanto continuar num lugar que não te impulsiona em direção alguma.

Vai por mim, eu sei do que estou falando...

Boa sorte!

Postagens Semelhantes

0 comentários