4 formas de aproveitar melhor a faculdade à distância - Moça de Casa | Carreira, estudos e rotina: de casa

4 formas de aproveitar melhor a faculdade à distância

by - outubro 08, 2018


Depois de escrever sobre como é cursar a faculdade EAD (você pode ler clicando aqui), acho bacana dar algumas dicas para você que não quer apenas um diploma - mas aproveitar o curso POR COMPLETO.

Sem nenhum professor ou cobrança por perto, é fácil se deixar levar pelo comodismo e só cumprir as obrigações básicas. Isso não é nenhum pecado, mas vai totalmente contra o que estudar significa para mim. 

Não extrair o máximo de informação possível daquele tema te impede de crescer, tanto de maneira pessoal, quanto em sua carreira. Você acaba preso numa visão tão superficial e generalista da sua área e se torna um profissional mediano. Logo, não possuirá diferenciais e perderá seu valor de mercado. Não é esse o cenário que você deseja, certo?

Pensando nisso, apresento a seguir 4 hábitos simples, mas que são facilmente esquecidos por nós, no dia a dia. Acredite, mesmo que demandem um pouquinho mais do seu tempo, quando bem aplicados, esses hábitos te fazem aproveita muito mais do seu estudo à distância - seja ele qual for.


Se organize para estudar com calma 

Uma das maiores vantagens do EAD é poder estudar quando quiser, até o prazo limite da matéria. Contudo, esse também é um dos maiores perigos. 

Com o passar o tempo e a correria da vida, a tendência é adiar cada vez mais os estudos. Eu mesma já cai nessa e cumpri todas as minhas atividades nos últimos dias. O resultado é óbvio: tive que rever todo o material depois, ou seja, trabalho dobrado. 

O ideal é se programar para estudar em pequenas doses ao longo das semanas. Por exemplo, ler o material básico na primeira semana; realizar os exercícios, na segunda; começar a ver o material complementar, na terceira... E assim por diante. Dessa forma, dá tempo de realizar pesquisas e buscar por aprofundamentos.

         


Leia todo o material complementar 

Falando em aprofundamentos, as aulas disponibilizadas pela faculdade não podem ser sua única fonte de estudo. Meus professores costumam, inclusive, disponibilizar uma lista maravilhosa de referências extras (livros, artigos, palestras), justamente por saberem que somente os módulos online não são suficientes.

Se seus professores não seguem a mesma linha, procure você mesmo por pesquisas afins em sites como o Scielo. O próprio Google pode ser uma ótima fonte de indicações se você buscar pelas palavras-chave apropriadas. 

O importante aqui é manter sua curiosidade aguçada, na internet ou em bibliotecas públicas.

Mantenha contato com o tutor/professor

Além de tirar dúvidas e compartilhar sua experiência de mercado, o professor (também chamado de tutor, em algumas instituições) pode te dar dicas extras e informações exclusivas as quais tenha acesso. Talvez isso não mude nada em relação à sua nota, mas faz toda diferença na sua formação.

O mesmo vale para o contato com especialistas do setor: mande e-mails, interaja nas redes sociais etc. Crie um relacionamento duradouro com quem já conhece o caminho das pedras na sua profissão.

Vá aos eventos da área

Conferências, congressos, master classes etc. Todos os eventos que movimentam a vida estudantil presencial ainda são/serão importantes para você. Talvez seja preciso pesquisar um pouco mais, afinal não há todo o network das turmas dentro de casa. 

As universidades, por sua vez, costumam fazer a parte delas, enviando lembretes quanto ao calendário acadêmico e, até mesmo, promovendo eventos exclusivos. Fique ligado!

Sites como o Galoa Anped também disponibilizam agendas de diversas áreas. Acesse sempre em busca de novas informações e se planeje para ir a, pelo menos, um evento por semestre.

Ainda assim tem dúvidas de como colocar todas essas dicas em prática? Mantenha a calma. Pesquise sobre a construção dos hábitos e microrresoluções. Se dedique a um de  cada vez, se estiver em um momento conturbado.

A certeza que tenho é que, com o tempo, você perceberá a enorme diferença dessas atitudes para as suas notas e visão de mercado. Estudo (como quase tudo) é uma questão de paciência.


Postagens Semelhantes

12 comentários

  1. Imagino que fazer uma faculdade EAD exige MUITA organização e dedicação. Dicas preciosas!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como qualquer uma, né? Só tem uma peculiaridades... ♡

      Excluir
  2. muito boas dicas! eu tenho duas formações e com mais de 30 como estou é quase impensável fazer mais uma presencial, acho EAD uma excelente solução, acho que o segredo do melhor aproveitamento é mesmo a organização

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo tanto, Lívia! Se organizar é um desafio e, ao mesmo tempo, o maior tesouro no EAD.

      Excluir
  3. Eu bem estou querendo iniciar uma graduação a distância e as suas dicas vão me ajudar muito! Até favoritei aqui! ^^
    Mas acho que minha maior dificuldade é me organizar para estudar com calma. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Pathy, seu comentário me deixou tão feliz... Desejo toda sorte na sua graduação. Quem sabe já, já não sai um post aqui sobre se organizar, hein?

      Excluir
  4. Admiro quem faz faculdade ou qualquer curso a distância, porque tem que ter empenho e disciplina.
    Eu acho que não conseguiria pois em casa me distraio muito, sou de procrastinar muitas vezes, aí complica manter o foco; ainda prefiro ter que ir até o local e estudar, mas por outro lado é ótimo poder fazer seus horários de estudo, de certa forma sem tanta pressão.
    Inclusive adorei as dicas Sabrina!! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo muito dos seus motivos, Valéria. A responsabilidade é muito maior por não ter aquele apoio do professor e dos colegas, né? Não é pra todo mundo... Mas fico muito feliz de você já ter descoberto o teu perfil. ♥

      Excluir
  5. Suas dicas são ótimas, e realmente... ter liberdade para escolher quando estudar é bom e ao mesmo tempo uma armadilha, é necessário ter disciplina. Quando fazia faculdade, eu tinha duas matérias em EAD, que eu fazia por meio de um portal online. Sinceramente, eu detestava, por que no geral, eu detestava os professores mesmo hahaha, mas eu achava ótimo poder estudar em casa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu entendo! haha Às vezes, os professores não ajudam mesmo, mas a gente segue se dedicando. ♥

      Excluir
  6. Olha amei as dicas. Eu particularmente falando não tenho disciplina alguma pra cursar um EAD, mas é uma coisa que eu gostaria muito de fazer. Eu vou procurar me organizar pra poder pelo menos tentar terminar os cursos EAD que eu comecei e não terminei. Me deseje sorte :D
    Ps: Amei seu blog S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Roberta, faz isso mesmo. Comece pelos cursinhos menores e vá aumentando a "dificuldade". Ah, sua "dificuldade" com a disciplina já foi anotada pra virar post em breve. Obrigada! ♥

      Excluir